ALTERNATIVAS ECO
Sempre que possível, peça bebida sem palhinha, por favor!

Na verdade, a grande maioria das pessoas passa bem sem palhinha, assim como passa muito bem sem tantos outros descartáveis ou objectos desnecessários, de plástico ou não, no dia-a-dia e ao longo da vida. Por isso apelamos primeiramente à redução.
Precisa mesmo de palhinha? Se a resposta for não, considere eliminar totalmente a palhinha! Esta será sem dúvida a opção mais sustentável de todas.
Porém, caso necessite de palhinha (ou conviva com alguém que precise dela) ou adore beber a sua bebida com este acessório, partilhamos algumas sugestões alternativas mais amigas do ambiente. Todas têm as suas vantagens e desvantagens! Depende muito dos gostos pessoais de cada um.
REUTILIZÁVEIS
DESCARTÁVEIS/USO ÚNICO
BIOPLÁSTICOS, UMA NOTA ESPECIAL
O Movimento Sem Palhinhas não apoia:
Palhinhas de plásticos biodegradáveis (incluindo PLA e bioplásticos semelhantes)
"Os plásticos biodegradáveis e compostáveis podem ser usados como alternativa aos plásticos convencionais. Porém, na ausência de rotulagem ou identificação clara para os consumidores e sem recolha adequada de resíduos e tratamento, eles podem agravar o vazamento de plásticos. Os plásticos biodegradáveis degradam-se geralmente somente sob certas condições e exigem instalações especiais. Se entrarem em fluxos regulares de reciclagem de plástico, podem comprometer a qualidade dos materiais reciclados ou dos materiais a serem reciclados. Além disso, se se tornarem lixo causam o mesmo dano aos ecossistemas e podem levar várias décadas para se degradar, particularmente no oceano." Fonte: European Commission (2018) Questions & Answers: A European strategy for plastics.